Enquadramento
DESpertar
O triunfo pelo desporto, educação e saúde no combate à pandemia motora induzida pela COVID-19 em crianças e jovens Açorianos
Uma das respostas mais adequadas da Região Autónoma dos Açores para superar os impactos nefastos dos sucessivos confinamentos de crianças e jovens. Contudo, para que a sua ação seja eficaz urge conhecer:
(1) o estado de crescimento, desenvolvimento (motor) e estilos de vida da população infanto-juvenil,
(2) os níveis dos seus comportamentos positivos, resiliência e motivações para a prática desportiva, e
(3) o estado da sua saúde metabólica.
Neste “combate” pelo desporto, pela educação e pela saúde, há que considerar, também, a extensão da prática desportiva das crianças e jovens no contexto dos seus clubes. Ademais, há que conhecer com detalhe aspetos relevantes do contexto escolar, bem como das suas famílias para termos um quadro sistémico e integrado.
O plano de “batalha” compreende várias etapas em termos de formação e certificação das equipas de campo, estudos-piloto, recolha dos dados e distintas etapas de controlo da sua qualidade nas crianças e jovens, escolas, clubes, famílias e contexto sociogeográfico. Tudo em nome da transparência e rigor de todo o processo.
Este projeto, uma parceria estratégica entre a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e as Direções Regionais do Desporto, da Educação e da Saúde, representa um marco inigualável à escala do país pelo serviço prestado à comunidade. É este o nosso compromisso - oferecer sempre o melhor de nós a quem em nós confia.
Para mais detalhes do Projeto por favor clique aqui!